OBÁ CACAUÊ PRODUÇÕES
A Obá Cacauê é uma das produtoras que mais crescem na Bahia. Foi criada em 2011 e é comandada por Fabíola Aquino, cineasta, roteirista e produtora. A empresa tem foco na criação, produção e difusão audiovisual, tendo realizado diversos projetos de sucesso na área.
Destacam-se entre as produções da Obá Cacauê:
"Água de Meninos - A Feira do Cinema Novo" (Fabíola Aquino, 2012, 52’), documentário que foi laureado como Melhor Composição Sonora no Recine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, 2012 (RJ). O filme foi licenciado por dois canais fechados e disponibilizado em Video on Demand (VOD).
"Sonhadores", uma minissérie de ficção roteirizada e dirigida por Julia Ferreira, que possui 8 episódios de, em média, 16 minutos. Para sua realização, "Sonhadores" foi contemplado pelo edital de Arranjos Regionais da SECULT/BA e da ANCINE. A minissérie conta no elenco com atores consagrados no cinema brasileiro, tais como Fernando Alves Pinto, Antonio Pitanga, Aicha Marques e estreando Brunno Pastori. A série está na Amazon Prime Video no Brasil, EUA e Reino Unido e sua distribuição é feita pela O2 Play.
"Samba Junino – De Porta Em Porta" (Fabíola Aquino & Dayane Sena, 2019, 50’), documentário que mostra a história de uma manifestação cultural essencialmente soteropolitana que foi reconhecida em 2018 como Patrimônio Cultural e Imaterial de Salvador, capital da Bahia, terra do Axé. O filme foi financiado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) .
"Balizando 2 de Julho" (Fabíola Aquino & Marcio Lima, 2019, 25’), documentário que acompanha a participação de membros da comunidade LGBTQI+ no Desfile do 2 de Julho de 2019, captando tanto a atuação das balizas quanto a dos balizadores. Destaca a história de Diana Souza e Gabriel Villas Boas que são balizadores, e conta com a participação especial de Jean Wyllys, ativista de direitos humanos. O filme teve apoio financeiro da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
“Festa de Iemanjá” (Fabíola Aquino, 2020, 42’), documentário que apresenta a ancestralidade da festa até o ato de seu reconhecimento como patrimônio cultural e imaterial da cidade de Salvador-BA. O filme é financiado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).
Em fase de produção, temos o documentário "Diário da Primavera" (Fabíola Aquino & Juliano de Paula Santos, 2021, 90’), que trata da redescoberta do corpo: sobre vencer ansiedades, expectativas e medos; sobre aprender lidar com o controle do corpo e o seu humor; sobre identificar o preconceito que se confunde com discursos sobre saúde e padrões de beleza. Um filme, sobretudo, sobre descobrir que é preciso amar-se.
Coproduções:
"Àkàrà no fogo da intolerância" (Claudia Chavez, 2020, 72'), documentário de longa-metragem em cartaz na Amazon Prime Video em 90 países e na Tamanduá TV Now, e distribuído pela O2 Play.
"Homem de Teatro" (Alexandre Marinho, 2021, 52'), telefilme documental produzido pela Moinho Filmes em produção para a TVE-BA.
Fabiola Aquino
Cineasta, sócia-diretora da Obá Cacauê, produtora executiva de "Sonhadores", e "Àkàrà no fogo da Intolerância", ambos na Amazon Prime Video.
Fabíola é documentarista da identidade cultural da Bahia e da diversidade. Atua como roteirista, diretora e produtora audiovisual e possui 22 anos de experiência. Fabíola assina como produtora, roteirista e diretora em “Hip Hop Com Dendê” (2005, 15'), “Água de Meninos - A Feira do Cinema Novo” (2012, 52'), “Samba Junino – De Porta Em Porta” (2019, 50'), “Balizando 2 De Julho” (2019, 25'), “Festa De Iemanjá” (2020, 42'). Dentre seus projetos para serem lançados em 2021, ela tem o documentário “Diário Da Primavera” (2021, 90’).
Ela foi diretora de produção e pesquisadora do documentário "A Luta do Século", filme dirigido por Sérgio Machado e produzido pela Ondina Filmes. O filme foi vencedor do prêmio de Melhor Longa-metragem de Documentário no Festival do Rio (2016).
Fabíola foi a roteirista e produtora executiva do filme "Sem Descanso", dirigido por Bernard Attal, que ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Black Montreal International Film Festival em 2019. O filme estreou nos cinemas em novembro de 2020.