Homenagem multimídia à obra do cineasta baiano Tuna Espinheira.

em 01 de março de 2018

A obra do cineasta baiano Tuna Espinheira (1940-2015) ganhou uma homenagem multimídia nas noites de sexta-feira, no último mês de outubro de 2017. Com a junção de diferentes linguagens (cinema, teatro, música eletrônica e artes visuais), o projeto “Tuna na Praça” celebrou a obra do cineasta, que dedicou mais de 40 anos ao cinema e produziu mais de 30 filmes. O projeto – que desembarcou no Terreiro de Jesus e Espaço Cultural da Barroquinha, nas três últimas semanas de outubro (dias 13, 20 e 27) – teve exibição da sua cinematografia, intervenção visual e remix de suas obras, que foram exibidas nas fachadas dos prédios históricos, além de muita música eletrônica e performance teatral. O evento foi inteiramente gratuito e aberto a todos os interessados.

Com curadoria de Yara Espinheira, viúva do cineasta, o projeto exibiu filmes produzidos por Tuna entre as décadas de 1970 e 2000, mesclados com uma série de intervenções urbanas, arte e tecnologia. Para isso, cada sessão trouxe um enfoque especial: no dia 13 de outubro, o tema foi Tuna e os artistas; já no dia 20 de outubro, o mote foi Persona e Personagens (ambos no Espaço Cultural da Barroquinha). Na última semana, dia 27, o projeto propôs uma relação entre Tuna e a Cidade (Cantina Da Lua – Terreiro de Jesus).     

“Tuna na Praça” trouxe novas percepções estéticas e propôs um novo olhar sobre a obra do soteropolitano. Uma delas foi a intervenção visual conduzida pela VJ Esquizomachine, com um remix das obras de Tuna, que misturou história, modernidade e tecnologia. As imagens foram exibidas nas fachadas dos prédios históricos do entorno. Ao unir, de forma inusitada, música eletrônica à homenagem – com os DJs Telefunksoul, Raiz e Suzi 4Tons – a organização do projeto despertou o interesse da nova geração para o cinema baiano e nacional, tornando acessível o legado deixado por Tuna Espinheira.           

E para fechar as homenagens, os três dias do evento trouxeram a performance do ator Amós Heber,     que inspirado no universo cinematográfico de Tuna Espinheira, interpretou personagens expressivos da obra do cineasta homenageado, realizando esquetes com a participação do público e conduzindo a platéia da mostra para a praça fazendo um elo entre as sessões dos filmes e o evento multimídia. 

Realização – Com apoio financeiro da Fundação Gregório de Matos, por meio do edital Arte Todo Dia – Ano III, o projeto “Tuna na Praça” foi uma ação proposta por Amós Heber, idealizada por Marcília Barros e produzida pela Obá Cacauê Produções. O projeto homenageou o cineasta Tuna Espinheira.