Documentário em 72 minutos que busca promover o debate em relação à nova e conflitante realidade do acarajé.

em 19 de maio de 2018

Akará – No Fogo da Intolerância, de Claudia Chávez, busca promover o debate em relação à nova e conflitante realidade do acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afro-brasileira, que vem sofrendo uma série de adaptações, regidas, principalmente, pelo credo religioso de quem comercializa.

 

O acarajé não é simplesmente uma mistura de feijão, camarão e dendê, é um prato místico trazido pelos africanos e ofertado em ritual religioso ao Orixá Iansã, rainha dos raios, ventos e tempestades.

 

A luta entre o tradicional e as novas tendências de fé é um ponto sério na agenda da cultura da Bahia. Sobretudo, depois que a Associação de Baianas de Salvador recebeu uma notificação alertando sobre o risco de perder o título de Patrimônio Imaterial da Cultura Nacional por causa da descaracterização na comercialização nos pontos de venda e no preparo do prato.

 

Três histórias de baianas de acarajé conduzem a narrativa do filme que conta também com a participação de destacadas personalidades que discutem a intolerância praticada contra as religiões de matriz africana, tema que sai do âmbito religioso e que envolve, principalmente, a forma como está sendo conduzida a política governamental no Brasil.

 

 

 

 

 

 

Assista ao Teaser AQUI!