-
Série documental
-
8 episódios - 26 minutos
-
Argumento e roteiro: Will Brandão
-
Co-direção: Juliano de Paula Santos
-
Co-produção Executiva: Fabíola Aquino e Desirée Portela
-
Direção de Fotografia: Paulo Gambale (Maká)
Como uma onda, o bem estar, a vida simples e orgânica, se relacionar com a natureza buscando harmonia e sustentabilidade exige conectar-se ao movimento eterno do ir e vir, como no mar. A forma que nos relacionamos com o mundo é um aprendizado constante. Os fluxos que precisamos entender e equalizarmo-nos para ter a experiência do momento presente estão em contínuo movimento e mudança. Cabe a nós sermos observadores de nossas condições e de tudo que está a nosso redor. Ser essa partícula integrada ao todo.
Através de uma relação fluida e de fruição dos elementais da natureza, que é facilitada pelas práticas de esporte com prancha – como o surfe – e, pautada nas relações de autoconhecimento, de integração circular e de uma relação sustentável com o meio ambiente e seu ser no mundo, a série documental Ondas Leves emerge temas que transversalizam a permacultura, a espiritualidade, a sustentabilidade dos processos e usos de materiais, a minimização dos impactos, a arte e as relações humanas tendo a cultura surfe como pano de fundo.
GOALS
Ondas Leves se trata de uma série de oito episódios onde dois apresentadores, um surfista que fabrica pranchas de madeira e um engenheiro ambiental com trabalho voltado para a permacultura, viajam pelo litoral do baixo sul da Bahia – de Ilhéus a Piracanga (Maraú) para conhecer as ecovilas, agroflorestas, destinos ecológicos e modelos de agricultura sintrópica deste litoral ao tempo que surfam o trecho de boas ondas que é o baixo sul da Bahia e aprendem sobre a sustentabilidade integral através das vivências e trocas oferecidas em prol do polinômio corpo-alma-mente-meioambiente.
PARCERIAS
Ondas Leves é um co-produção da produtora baiana Obá Cacauê com a produtora Curitibana Frame 22. O argumento e roteiro de Will Brandão partem de uma experiência pessoal de imersão em uma viagem na área abordada, visto que o próprio Will, produtor cultural e ator de formação, conhece os riscos e demandas do lugar, e, a união a Daniel Frediani como especialista na área da permacultura dará uma trânsito livre e apontará os temas de maior interesse de abordagem para o projeto. Os destinos e personagens que colaborarão com o projeto durante sua produção in loco já são conhecidos e sensibilizados pela causa de produzir uma série documental sobre o modelo sustentável que existe na região.