Série documental em 5 episódios.

em 09 de maio de 2018

  • Série documental
  • 5 episódios - 26 minutos
  • Argumento e roteiro: Will Brandão
  • Direção: Brisa Dultra
  • Produção: Obá Cacauê


Grupo de jovens e adolescentes skatistas de diferentes classes sociais é guiado por um skatista mais experiente num tour pelas pistas para a prática do skateboard em Salvador e região metropolitana, de costa a costa. De Madre de Deus a Lauro de Freitas o grupo se depara com os obstáculos e especificidades de cada pista, conhece os skatistas locais, faz uma viagem por toda Salvador e seu entorno vivenciando as particularidades de cada bairro e evidenciando a beleza desses recantos do esporte na Cidade da Baía.

PERSONAGENS

As diferentes “tribos” de skatistas, a importância do movimento do skate em cada bairro e/ou cidade e as particularidades geográficas impactarão o grupo de quatro adolescentes que se conheceram no skatepark do Parque da Cidade:

 Dois primos moradores do bairro de Santa Cruz, Rafael “Da Roça” e Drica “Trem Bala”, membros do projeto social Meninos do Parque criado por outra integrante desta trupe, Marcela Sepreny, estudante de serviço social. O quarto elemento é Judá, um adolescente morador do bairro do Itaigara que começou a andar de skate no final da infância quando morou na Califórnia com a família. Eles são guiados por Will Brandão, ator e produtor cultural, 34 anos, skatista e surfista desde a infância e que já fez o trajeto proposto de visitação dos equipamentos esportivos.

GOALS

Uma série documental de 05 capítulos com 26 minutos cada, um tour pelas pistas de skate de Salvador e região metropolitana como ponto de partida; reunir um grupo de adolescentes skatistas de variadas classes sociais para vivenciar a proposta e a partir da recepção e interação deles fazer um panorama dos equipamentos esportivos para prática do skate disponíveis na região abordada; mostrar as pistas de skate disponíveis na região e sugerir um possível roteiro de visitação para os skatistas e interessados que não conhecem a diversidade de equipamentos nas diversas localidades; evidenciar a prática do skate e mostrar como ela já é aderente ao dia a dia da capital baiana a ponto de ser um esporte que cresceu bastante o número de praticantes após as últimas reformas e construção de skateparks; desvendar a história por trás de cada uma das pistas e falar sobre o bairro onde foi construída e o movimento do skate naquele lugar.

Além de experienciar os diferentes obstáculos e saber da história de cada pista e engajamento dos skatistas locais para construção dos equipamentos, a equipe terá uma verdadeira aula prática de geografia ao cruzar a zona metropolitana de costa a costa. O roteiro de visitação das pistas parte do skatepark de Madre de Deus e vai até as pistas particulares do condomínio de Busca Vida passando pela orla de Tubarão, Ribeira, Barris, Barra, Rio Vermelho, Parque da Cidade, Imbuí, CAB, Stella Maris, Ipitanga e Lauro de Freitas.

 

ESTILO E PÚBLICO ALVO

Os quadros buscam uma relação de harmonia entre belezas naturais, arquitetura e ocupação humana. Os depoimentos e offs serão alternados com clipes dos caminhos e percursos e imagens de interação dos skatistas com as pistas. Para além das pistas os skatistas cortam as ruas e calçadas, ladeiras e trajetos pela cidade. A relação orgânica do skatista com a arquitetura da cidade e sua vocação como guia de uma mobilidade urbana possível será evidenciada e destacada no discurso audiovisual da série, o caráter libertário, de celebração ao fluir os caminhos, é impregnado em toda ação da equipe que vive sobre o skate.

Fora da Curva é um produto protagonizado por quatro jovens e adolescentes skatistas, mesma faixa etária da maioria dos praticantes de skate. Contudo, a presença do guia, as conversas com os construtores das pistas e outros skatistas locais serão pautadas por assuntos de interesse que atravessa diversas faixas etárias, em especial por trazer informações sobre onde praticar o esporte ao tempo que apresenta as pistas.